quinta-feira, 27 de março de 2014

Não tem Photoshop! #nofilter

Ainda não é 1º de abril! No meio de uma semana conturbada, com dois ciclistas mortos, surge um fio de esperança. Pela primeira vez na história dessa cidade, esta informação simples, direta, prática, é divulgada de forma oficial. Sem o devido alarde, sem a devida campanha maciça em todos os meios de comunicação, tímida, como quem tem vergonha de se mostrar. Hoje apareceu da Av. 17 de Agosto, em Casa Forte, em plástico novo e brilhante, algo bastante recente. Não sabemos precisar quando foi colocado esse outdoor que vos apresento, foto em tamanho grande, para que todos possamos, ainda incrédulos, espalhar. Vejam com seus próprios olhos!

Nunca antes na história do Recife!
Se existe uma frase que o ciclista gosta de ler, de ouvir, que pinta na camisa, que escreve em cartaz e coloca nas costas, e que gosta de de sentir na pele no trânsito - ou melhor, a 1,5m da pele -, é essa: MOTORISTA, MANTENHA-SE A 1,5M DE DISTÂNCIA DO CICLISTA.

Esperamos sinceramente que a a prefeitura esteja encarando esse outdoor não como um cala boca às recentes reclamações de falta de segurança dos ciclistas, mas como pontapé inicial para uma tão esperada mudança no modo como se gere o trânsito dessa cidade. Há muito a se fazer! Ao contrário do que o Secretário de Mobilidade disse hoje, afirmando que "estamos fazendo nossa parte, serão construídas 12 rotas cicláveis esse ano", a ciclovia é só a porta de entrada, o convite do ciclista para a cidade. Que campanhas como essa se intensifiquem, e sejam N-E-C-E-S-S-A-R-I-A-M-E-N-T-E acompanhadas de uma mudança sistêmica na CTTU, porque achar que educação resolve sem fiscalização é inocência demais, que o Município não pode se dar ao luxo de ter.

Amanhã a gente continua a reclamar do que se deve reclamar. Por hoje, desejamos a todos os usuários da bicicleta, que tenham bons sonhos.

Um comentário: