quarta-feira, 19 de março de 2014

CTTU, inimiga da sociedade


Não há um pingo de felicidade ou orgulho em se afirmar que o órgão responsável pelo trânsito seja inimigo da sociedade. Mas os fatos demonstram que a CTTU trabalha, age, dorme, toma banho pensando somente em carros, não importa quem esteja dentro deles. Se alienígenas canibais dirigissem automóveis, é pra eles que a CTTU funcionaria. Tirando ações pontuais no Derby, Boa Viagem e Recife Antigo, o corpo técnico do órgão, os cabeças - começando pelo Secretário de Mobilidade -, os agentes, todos trabalham preocupados com o fluxo de veículos. Todo o resto, dos ônibus aos pedestres, é tratado de forma secundária por todo o órgão.

Nosso objetivo com esse post é demonstrar que não se trata de um exagero. Selecionamos alguns fatos que comprovam que a CTTU continua gerindo o trânsito, inclusive nessa nova gestão, num sonho de mobilidade inclusiva traduzida em "todos têm o direito de ir e vir com seu automóvel. Dane-se o resto!". Vamos aos fatos:

Estação com 10 bicicletas na calçada:
por que não tirar duas vagas de automóvel
em vez de ocupar o já reduzido espaço
de uns 15 pedestres?
1. As bicicletas de aluguel, que inauguraram a era Braga na CTTU, não são ideia de Braga. Vieram do governo do Estado + Itaú. Braga fez todo o possível para colocar todas as estações sobre as calçadas, não querendo perder uma única vaga de carro das trocentas mil que existem na cidade.


2. Indústria de multas. Ah, a indústria de multas... Você pode buscá-la no fim do arco-íris, pois pote de ouro não achará por lá. O mimimi motorizado tem mania de afirmar que tudo é indústria de multas. De radares de velocidade a carros multados em local irregular. Se o órgão de trânsito coloca radar de velocidade de 60km/h numa via que a velocidade máxima é 60km/h, vem a chiadeira. Mas na CTTU, o potencial produtivo de multas está muito aquém do quantitativo de infrações em Recife. A quantidade de fotos na internet de automóveis parados em ciclofaixas - até mesmo na ciclovia de Boa Viagem! -, sobre calçadas, em locais proibídos, é de perder a conta. E em locais onde antes era proibido, mas os motoristas começam a estacionar, a CTTU em vez de multar, coloca uma placa autorizando o estacionamento. Foi assim na Av. Rui Barbosa, na altura do Parque da Jaqueira, onde era proibido estacionar dos dois lados. A população reclamou dos carros estacionados no domingo e o órgão foi lá e colocou uma placa autorizando o estacionamento nos domingos, no horário da Ciclofaixa de Lazer. E os motoristas ainda estacionam nos outros dias da semana, sem problemas.
Já ocorreram também vários avisos ao Secretário de que os agentes são orientados a não multar em vários locais no Recife Antigo, na ciclofaixa de Casa Amarela, e em vários outros locais da cidade.


3. Desrespeito ao CTB pelos próprios agentes. Não param de ocorrer flagrantes de agentes da CTTU desrespeitando o Código de Trânsito Brasileiro. Viatura em cima de calçada, reboque da CTTU estacionado na ciclofaixa - e o agente disse que ia só rapidinho fazer um lanche do outro lado da rua - moto parada no semáforo em cima da faixa de pedestre, ameaças a pedestres e ciclistas, agentes se negando a multar infratores, dizendo sem vergonha alguma que não respeitam pedestre, e até viatura da CTTU tirando fino de ciclista!

4. Atendimento de solicitações. O atendimento pelo telefone 08000811078 é burocrático e demorado, com percentual de eficácia baixíssimo no atendimento. O Cicloação, juntamente com outros ciclistas, possui lista com dezenas de protocolos de solicitação de atendimento sem resultado.

5. Treinamento. Os próprios agentes, com raras exceções, ignoram completamente pedestres e ciclistas. O foco da CTTU é sempre a fluidez do trânsito. respeito ao pedestre e aos ciclista não é alvo dos agentes de trânsito. Não têm conhecimento das leis nem da estrutura da cidade, muito menos da missão deles na proteção dos mais frágeis no trânsito.

6. Infraestrutura. Mais de um ano de nova gestão e não foram criadas novas ciclovias e muito pouco feito pelas antigas. Novo edifício garagem é aprovado nas Graças e nenhuma vaga de automóvel em todo o Recife repleto delas foi retirada da rua. Nenhuma vaga de carro foi substituída por ciclofaixa, paraciclos ou bicicletários. Os únicos paraciclos instalados foram resultado de ação da Secretaria de Turismo, todos instalados na calçada.

7. Diálogo. Não há. Em momento algum o órgão procurou deliberadamente os usuários da bicicleta, seja através da Associação de Ciclistas Urbanos ou diretamente, para trocar idéias e experiências sobre transformação da cidade.

8. Ciclofaixa de Lazer. Ação da Secretaria de Turismo. Foi e é a grande oportunidade da CTTU relembrar aos motoristas a preferência dos pedestres e ciclistas sobre os motorizados. Encheu as esquinas da ciclofaixa de agentes para servirem de terceiro tempo de semáforo, em vez de darem preferência aos pedestres e ciclistas na conversão, como diz o CTB.

9. Gestão das informações sobre o trânsito. Qual a informação mais importante para a gestão do trânsito? Velocidade média? Quilômetros de engarrafamento? NÃO! Mortes no trânsito e acidentes com vítima! O trânsito de pessoas, independente do modal, deve ser antes de tudo, seguro. Mais importante do que chegar rápido é a certeza de chegar. Não há disponível na internet nem há organizado pelo órgão informações sobre mortes no trânsito dividido por modal, idade, gênero, local e motivo da morte. Não existe um mapa da violência no trânsito em Recife. Em documento de hoje do Observatório do Recife, temos a capital pernambucana como a 17ª capital com trânsito mais violento do país, para qualquer pessoa, e não para ciclistas apenas. É um número 2 vezes maior que São Paulo e 20 vezes maior que Amsterdam. Aos céticos da carrocracia que não aceitam o exemplo de Amsterdam, apesar de sua semelhança com Recife em vários aspectos, informo que a gestão das informações do trânsito, principalmente das mortes, é tratada com seriedade em várias outras cidades. Segue documento de 2010 de New York, totalmente focado na segurança do pedestre. Boa parte do que esse documento apresenta pode ser feito por qualquer órgão sério de trânsito. E a CTTU nem a SEMOB não fazem nada disso.

10. Respeito ao 1,5m. Recife continua sem nenhuma multa em sua história de desrespeito ao ciclista. Não existe multa por desrespeito ao 1,5m de distância - como se fosse necessário uma trena pra confirmar isso quando se passa a 5cm de distância - nem há multa por ultrapassar o ciclista em velocidade não compatível à segurança.

11. Zonas 30. No mundo inteiro uma das medidas que traz maior benefício para uma melhor qualidade de trânsito é a criação de zonas 30 (limitação da velocidade máxima a 30km/h com fiscalização e limitados físicos de velocidade como estreitamento de vias, faixas de pedestre no nível da calçada, lombadas físicas, etc), em regiões onde se quer favorecer o trânsito de pedestres e ciclistas, áreas residenciais, com escolas, comércio de bairro, etc. O Secretário de Mobilidade João Braga foi questionado sobre a criação de uma zona 30 em Casa Amarela, inclusive pelos moradores do bairro, e negou-se a avaliar o projeto seriamente. Nenhuma zona 30 está nos planos da CTTU, o órgão ignora avanços pró pedestres e ciclistas já testados em outras cidades. Não concordou com a implantação de zonas 30 nem mesmo em ruas onde a velocidade já é de 30km/h. Na Inglaterra, Estados Unidos, França, Dinamarca, Alemanha, as zonas 30 são o principal instrumento de humanização do trânsito.

12. Faixa azul. A prefeitura implantou a faixa exclusiva de ônibus da Cosme Viana e da Av. Mascarenhas de Moraes, proibindo a circulação de ciclistas nelas. A Ameciclo, associação de ciclistas urbanos do Grande Recife se pronunciou várias vezes a favor do compartilhamento, isso já funciona em várias cidades. É muito mais fácil treinar os 6000 motoristas de ônibus do que os 700.000 motoristas de motos e carros a compartilhar a via com os ciclistas. Houve um ótimo treinamento dos motoristas ministrado pelo consultor de mobilidade André Pasqualini, é visível a melhora do comportamento dos motoristas, mas o Secretário de Mobilidade municipal e os técnicos da CTTU, baseados somente em convicções pessoas, sem nenhuma argumentação fundamentada, insistem na proibição. A solução apresentada no caso da Mascarenhas é uma ciclovia na Avenida Arquiteto Luiz Nunes, uma via paralela, ignorando completamente o uso da Mascarenhas pelos ciclistas que trabalham ou visitam estabelecimentos da própria avenida. Além da velha ilusão do gestor de trânsito que não conhece a bicicleta de que o ciclista vai pegar o caminho mais longo por causa de uma proibição. Quem consome calorias leva o fator distância muito mais em consideração do que quem consome gasolina para se locomover. É uma proibição tão absurda como estabelecer calçadas de mão única para pedestres. Quem vai obedecer isso?

13. Carnaval 2014. Permitiu a passagem de carros pelo enorme trânsito de pedestres na Ponte Buarque de Macedo. Aumentou as vagas de automóvel no Recife Antigo em 25%, causando um caos na circulação dos ônibus de linha nos arredores da ilha. Mudou a localização de palcos e impediu a saída de blocos em certas ruas como no Pátio de Santa Cruz para evitar engarrafamentos, colocando o trânsito de veículos acima de uma festa popular que ocorre somente por alguns dias, em vez de auxiliar a passagem dos veículos juntamente com o trânsito dos blocos, ou indicar caminhos alternativos para o trânsito.

14. Som na Rural. Numa ação totalmente isolada e descabida, juntamente com a Polícia Militar, autuou a Rural de Roger num ato claramente político e de revanche, um evento que não surgiu do nada, que já estava consolidado. No mesmo dia uma viatura da CTTU parou na frente da rua Alfândega (rua peatonal na lateral da Igreja da Madre Deus), e mesmo vendo a rua transformada em estacionamento, nada fez. O mesmo descaso ocorre com a calçada na frente da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, na Praça do Arsenal, transformada em estacionamento pelo flanelinha e  constantemente ignorada pelos guardas que passam por ali.

15. Sinalização para ciclistas. Com exceção dos poucos kms de estrutura cicloviária da cidade, no resto da cidade inteiro não há uma sinalização qualquer que indique ao motorista a preferência do ciclista ou minimamente o direito do ciclista de usar a rua.

16. Canais de comunicação. No twitter, único canal de comunicação com a população que a CTTU utiliza constantemente, todas as mensagens são sobre engarrafamento ou acidente (o que acaba por ser sobre engarrafamento também). Dicas sobre legislação de trânsito que protejam os outros modais não fazem parte do repertório NUNCA. Chegaram a afirmar no twitter que pedestre tem que respeitar os carros ao atravessar a rua.

17. Semáforos e faixas para pedestre. Não há um semáforo para pedestre que acionado abra para o mesmo em 15 segundos no máximo. Pedestre em Recife não tem prioridade. Há semáforos com tempo de espera de até 8 minutos. Tudo em nome do fluxo de veículos, excluindo o pedestre do cálculo de fluidez no trânsito. Que tal incluir todos os outros modais além dos veículos motorizados nesse cálculo de fluidez? Que tal calcular a fluidez de pessoas? Há também uma grande quantidade de vias de alto fluxo de veículos onde não há travessia seja para o pedestre, principalmente faixas de poderes, em trechos longos para quem se locomove a pé.

E pra completar e corroborar as informações dessa lista exemplificativa, já que a lista de erros de gestão do órgão é infindável, algumas informações divulgadas no relatório do Observatório do Recife, que citei mais acima. Segue algumas imagens com dados relevantes sobre a mobilidade na capital.

Apesar da diminuição para o ano de 2011, o numero é alarmante. 3,92 mortes para cada 10000 habitantes no ano. Em São Paulo esse número gira em torno de 1,3. Em Amsterdam, o que podemos chamar uma boa de meta de segurança no trânsito, é 0,15.
Número de mortes com bicicletas permanece estável e alto. Intrigante a falta de informações sobre os números de 2012 ainda!
A única mudança de 2012 para os anos anteriores foi a ciclofaixa de Casa Amarela.
22% da receita do município vai para urbanismo. Além do recapeamento das ruas e o sustento da CTTU, pra onde vai o resto?

Afinal, 650 milhões de reais gastos com urbanismo. Com que qualidade de urbanismo? O que muda? Estamos transformando dinheiro em asfalto apenas? Cadê a inversão de prioridades? Cadê a transformação da cidade?
Por todo o exposto, não há nada diferente a dizer do que FORA BRAGA! E fora também o corpo técnico da CTTU, que não se atualizou no tempo e ainda pensa que trânsito é característica de veículos, quando na verdade quem transita são as pessoas, dentro ou fora de automóveis. Ou muda essa mentalidade, ou sentemos em nossos carrinhos, no ar condicionado, ouvindo música, e vamos aguardar o colapso da cidade. Pra quem acredita que ele ainda não chegou.

6 comentários:

  1. 17. Exemplo: no Recife Antigo, um sinal desconsiderado e trafego controlado por agente, devido um colisão. Na faixa de pedestre, 7 pessoas, sendo uma mulher grávida e um ciclista aguardando a boa vontade do agente em deixar os pedestres passarem. O ciclista inconformado, começa a avançar na avenida, obrigando o agente a parar o trafego.
    Em qualquer lugar, público ou privado, idosos e gestantes têm prioridade. Menos, nas ruas, para os agentes da CTTU, que dão preferência aos carros.

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  2. Flagrei por diversas vezes agentes da CTTU cometendo irregularidades, inclusive registradas em foto. O argumento é sempre o Art. 29 do CTB que "gozam de livre circulação, estacionamento e parada", porém, poucos cidadãos sabem e os agentes com certeza se fazem de esquecidos, que o Art. 222 também pune irregularidades cometidas por eles mesmo: "Deixar de manter ligado, nas situações de atendimento de emergência, o sistema de iluminação vermelha intermitente dos veículos de polícia, de socorro de incêndio e salvamento, de fiscalização de trânsito e das ambulâncias, ainda que parados"

    Segue a dica, da mesma forma que eles nos cobram, nós também podemos cobra-los.

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  3. ano passado eu recebi duas multas absurdas em um endereço q nem sequer existiam... ja cansei de ver viaturas da CTTU paradas em locais proibidos e no centro da cidade em vagas p idosos... dois pesos e duas medidas... querem cobrar do cidadao por uma coisa q eles msms n cumprem....

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  4. Excelente iniciativa! Me informei muito

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  5. No local da foto, ao lado do item 14, sempre tem carros nas calçadas. Pois bem, vários carros multados hoje, dia 20/03, e um guinchado, do outro lado da rua, porque estava na praca, em frente ao acesso de cadeirante =)

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  6. Mermão, que reportagem ridícula! Fala nada com nada, acusando gente sem provas e tudo mais. Vai p rua uma semana com algum agente de trânsito pra você ver o que é a realidade na rua.

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