segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

A Ilha da Fantasia




"Venham para a Ilha da Fantasia!"

Praça do Marco Zero, 29 de dezembro de 2013.
No último domingo do mês a Prefeitura do Recife fecha várias ruas do Recife Antigo para dar um espaço para as pessoas usarem a rua, conviverem, usarem a cidade da forma como deveria ser todos os dias, afinal, a cidade não é um conglomerado de ruas, pontes e viadutos, ela é um espaço de convivência e é do poder público que deve vir a ajuda para a transformação deste tipo de espaço. Numa cidade onde a qualidade do asfalto é melhor que das calçadas, onde o semáforo fica aberto 8 minutos para os veículos e 15 segundos para os pedestres, onde se estaciona em praças, em cima de calçadas, em ciclofaixas, na frente de rampas de deficientes, em vagas de deficientes, é o agente de trânsito que está na ponta e que deveria ser o instrumento de equilíbrio dessa relação de uso do espaço público pelas pessoas e pelos veículos. O Recife Antigo se tornou uma espécie de ilha da fantasia, onde falta somente jogarem pétalas de rosas e tocarem músicas de boas vindas quando entramos na ilha. Ao sairmos de lá, voltamos ao mundo real de faixas de pedestre apagadas, buzinas, ameaças e total desrespeito às pessoas que transitam a pé pela nossa cidade.
Mas mesmo nessa ilha da fantasia, não estamos completamente protegidos. E justamente os agentes de trânsito, que estão na ponta, vivenciando os conflitos diários do trânsito, que têm a chance de agir para mudar este panorama, fiscalizando e consequentemente educando as pessoas, demonstram total despreparo e desconhecimento - ou descumprimento voluntário - da lei.

Relatamos dois fatos curiosos neste domingo, que parecem antagônicos, mas demonstram a mesma inércia de um órgão presente nas ruas, mas ausente de espírito, ausente do espírito de mudança.

Praça Tiradentes: cidadania direta na terra de ninguém.
Fato 1
Vários carros estavam estacionados sobre a Praça Tiradentes. Após a denúncia de um cidadão - e está prática está aumentando, ainda bem! -, a CTTU compareceu e multou todos os veículos. O lado ruim da história é que a praça fica entre a prefeitura e a Avenida Rio Branco. Difícil acreditar que outros guardas da CTTU não passaram por ali e ignoraram a infração. Logo apareceram proprietários justificando que não tinham onde estacionar, os mesmos que quando viajam para a Europa ou Estados Unidos não estacionam em praças por receio da fiscalização.

Fato 2
Depoimento de ciclista que tentou sensibilizar um guarda da CTTU sobre a situação dos pedestres na esquina da Avenida Rio Branco com a Avenida Cais do Apolo, a rua onde fica a Prefeitura do Recife.

"Chegando pela ciclofaixa pela ponte da Rio Branco, no Recife Antigo, vejo a cena de todos os dias. Quando o sinal está aberto para os carros na Cais do Apolo, pedestres não devem passar pois o semáforo está aberto para os carros que cruzam a faixa de pedestre. Quando abre para quem vem da ponte, os carros e ônibus entram à toda velocidade para a esquerda, não respeitando o artigo 214, inciso V do CTB (infração grave), que os obriga a dar preferência ao pedestre na conversão.
Mas neste domingo, havia um agente da CTTU na esquina. Fui até ele pedir que ele ajudasse os pedestres que tentavam sem sucesso atravessar do Banco do Brasil para a ponte.
- Boa tarde, seu guarda. Veja ali do outro lado da rua três pedestres que não conseguem atravessar na faixa porque os ônibus e carros estão virando à esquerda sem parar.
>>> Veja bem, eles deveriam atravessar a primeira metade quando este semáf...
- Mas de acordo com o CTB os veículos têm que parar na conversão para dar a preferência ao pedestre.
>>> Não, não. Se eles pararem vai parar todo o trânsito e causar engarrafamento. Não devem parar não. Deveria ter um semáforo para pedestres ali.
- Não importa o engarrafamento, o pedestre tem prioridade! E não vai ter semáforo em todas as esquinas da cidade. Nessa esquina não tem e eles deveriam parar.
>>> Não é assim que funciona.
- Boa tarde, seu guarda.

Desisti e fui embora."

É ótimo ter parte do Recife Antigo fechado para a circulação de veículos por um domingo no mês. Mas no resto da cidade inteira e no resto do mês inteiro, a cidade não pode continuar funcionando para poucos, só para quem tem carro. Essa mesma realidade temos no percurso da ciclofaixa, no qual a velocidade permitida aos domingos é de 40km/h, demonstrando que a Prefeitura sabe que 60km/h não é uma velocidade segura para o ambiente urbano. Durante os outros dias da semana, não temos cones, e a velocidade sobe pra 60km/h. O que a Prefeitura tem a dizer aos ciclistas e pedestres que usam a cidade de segunda a sábado sem cones? O que justifica essa velocidade? Certamente a mesma mentalidade do agente da CTTU em sua frase "Se eles pararem vai parar todo o trânsito e causar engarrafamento". Para todo o resto para que não parem os carros.

Queremos um Recife inclusivo. O trânsito é a vitrine onde a Prefeitura tem a chance de demonstrar que quer fazer uma cidade inteira pra todos, e não apenas uma Ilha da Fantasia, e que como podemos ver, nem é fantasia assim, já que nem mesmo no Recife Antigo a CTTU consegue ou quer conter o avanço dos carros sobre as pessoas e os espaços destinados a elas. Não foi em 2013. Esperamos que em 2014 haja a verdadeira mudança que precisamos e queremos.
Muda, Prefeitura! Muda, CTTU! Muda Recife!

2 comentários:

  1. Sabe por que esses guardas na sua totalidade desconhecem as leis? Simples! Eles não são agentes de trânsito! Eles são Guardas Municipais!! A Guarda Municipal não tem competência legal para atuar no trânsito! Essa prática é comum em todo país.... O código de trânsito deixa bem claro quais órgãos podem atuar. A Guarda Municipal é competente para guardar o patrimônio público (prédios, praças, parques, repartições etc. O que vemos é arbitrariedade desses agentes públicos, é abuso de autoridade e desvio de função.... As autoridades sabem disso mas fecham os olhos.

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  2. Um adendo: na Rui Barbosa, a velocidade na frente dos colégios era de 40km/h (sempre foi, antes da ciclofaixa móvel). Depois de um motorista derrubar a Ponte D'Uchoa, aumentaram esse limite. Inclusive, isso vai de encontra ao código de trânsito que diz que deve-se reduzir a velocidade na frente de colégios. MUITO BEM, CTTU! Carrocrata como sempre!

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